Fale com um especialista:

55 21 3620-7777

Rede Cinemark investe em Tecnologia com a Nimal

Investimento da rede em impressoras Zebra e leitores Motorola

Ir ao cinema é uma das formas mais clássicas de entretenimento cultural há anos. Mas, chegar para ver o filme do seu diretor predileto, do artista dos seus sonhos, ou mesmo ao lado da companhia mais requisitada, e encontrar uma longa fila é algo frustante.

Visando acabar com esta chata situação e ainda colocar muito glamour no passeio, a rede Cinemark – presente em 13 estados brasileiros e dona da primeira sala de cinema em 3D da América do Sul, no Shopping Eldorado, em São Paulo – resolveu inovar e proporcionar ao cliente que ele comprasse pelo celular ou outro dispositivo móvel – com a facilidade de não ter que encarar a fila. Era a evolução da compra pela internet, que exigia a compra apenas na bilheteria.

A implementação do sistema permite que a compra pelo cartão de crédito ou pela internet seja feita fora da fila tradicional. O funcionário treinado coleta os dados do cliente e imprime o ingresso na hora, já na porta da sala.

A solução encontrada, aqui no Brasil, depois de 5 anos de pesquisa da área de TI da Rede, que envolveu não apenas tecnologia, mas aceitação do público, foi feita junto com a Nimal Tecnologia, canal do Rio de Janeiro.

A escolha foi pela utilização da impressora da Zebra Technologies, modelo QL320 Plus, com interface Wi-Fi, devido a sua facilidade e mobilidade, pelo tamanho do aparelho e ainda pela quantidade de fitas de impressão comportadas pela impressora. O modelo faz parte do portfólio de impressoras portáteis da Zebra Technologies, com a tecnologia sem fio, possibilitando a impressão de etiquetas e recibos em qualquer lugar. Para complementar, o coletor de dados da Motorola QR3200 Wireless emite os ingressos em tempo real para os clientes.

As impressoras da série QL são resistentes, revestidas por um material infundido de plástico e borracha, além de serem portáteis, pesando menos de meio quilo. “A impressora nunca quebrou em nenhuma das unidades”, ressalta Cristiano Hypolito, gerente de tecnologia da rede Cinemark ao afirmar que:

“A Nimal Tecnologia foi fundamental tanto pela escolha dos fabricantes como para colocar a solução no ar. Fizemos testes com outros aparelhos. Queríamos que houvesse um aparelho para fazer tudo, mas vimos que, prezando pela qualidade, seria melhor a integração.”

O projeto foi pioneiro no Brasil, em 2009, e o complexo da Cinemark do Shopping Iguatemi, em São Paulo, foi o primeiro a testar e aprovar o novo sistema. “Em 2010, equipamos mais de 10 complexos da rede entre São Paulo e Rio de Janeiro com este sistema. Hoje, todas as nossas 53 salas já possuem a solução. Além de tirar o cliente da fila e aumentar sua satisfação, o novo método proporcionou redução de fraudes e crescimento do percentual de pessoas nas salas de projeção.”, afirma Hypolito.

De acordo com o executivo, a aceitação é altíssima e embora a bilheteria ainda seja a campeã de vendas, proporcionalmente, as vendas têm crescido mais nos devices móveis. “O que tem acontecido é que a pessoa está, por exemplo, em um restaurante no shopping, ela consulta pelo seu smartphone a programação do cinema e já compra seu ingresso. Deixamos nosso produto muito mais disponível e cumprimos o norte de nossa empresa que é oferecer uma experiência única ao cliente”, conta.